Bem, depois de adormecer, às 17h, eu e a minha mãe estivemos ainda a fazer umas sobremesas de última hora.
O meu pai entretanto chegou com o Alcides e estivemos a jantar.
Fui acordar a Francisca, já eram 20h15m, deixei-a dormir o máximo de tempo para andar bem disposta.
Enquanto arrumei a cozinha a minha mãe deu-lhe o jantar, e os homens cá de casa andaram a pôr a mesa no sítio, as cadeiras...
Terminamos tudo por volta das 20h45m... e estivemos à espera que o pessoal chegasse...
A Francisca foi abrindo as prendas...

... e brincando com elas...

Os convidados foram chegando e aproveitamos este momento para tirar algumasfotos para ficar para a posteridade:
As 4 gerações do lado materno
Da direita para a esquerda: Francisca, mãe da Francisca, avó da Francisca e bizavó da FranciscaAs primas do lado paterno
Da esquerda para a direita: Vitória, Francisca e LauraOs avós e as netas do lado paterno

O pessoal foi petiscando alguma coisa e depois foi a hora de cantarmos os parabéns à aniversariante.
O bolo? Nem vos falo disso... correu tão, mas tão mal, que tão cedo não me meto noutra. Digamos que passei a noite a ser gozada que aquilo mais parecia uma ovelha amarela que um pato :(

A Francisca ficou um pouco assustada com as luzes apagadas e por ver todos à volta dela a cantar-lhe... mas até achou piada. No fim apagamos as duas a vela e ela, toda contente, ficou a dizer adeus.
No fim do bolo chegou a vez de abrirmos as prendas. Como podem imaginar quem mais delirou com elas foram os primos. Por ela não se passava nada...

A noite já ia adiantada e o cansaço começava a fazer-se notar...

Já só queria estar no colinho e começava já a ficar aborrecida e impaciente.
O pessoal começou a ir embora e nós fomos deita-la. Tomou um biberão de leite e aterrou que nem uma patinha.
Foi uma dia muito cansativo e muito intenso, mas que valeu muito a pena.
Não sei se ela se apercebeu do que aconteceu ou não, mas julgo que também passou um dia diferente.
Foi inevitável, para mim, lembrar-me de tudo o que tinha passado no ano anterior. Estava sempre a fazer comparações: "A esta hora, no ano passado, estava assim..." Mas sem dúvida nenhuma que neste ano, este dia foi melhor, porque tive a Francisca comigo todo o dia, coisa que não aconteceu no ano passado.
Parabéns Francisca, pelo teu primeiro aniversário e pelas tuas conquistas neste ano que passou. Estaremos sempre contigo.
P.S. A prenda do pai e a evolução dela neste ano ficam para outros posts.